Da caverna ao museu: a evolução da arte através dos séculos. 

História da Pintura

 A pintura existe desde os tempos das cavernas. Ao longo dos séculos, ela foi evoluindo juntos com a sociedade. 


Pintura Rupestre
Pintura Rupestre

Pré-história (até 3000 a.c.)

As pinturas conhecidas foram feitas em paredes de cavernas, como em lascaux (França) e altamira (Espanha). Os homens pré-históricos usavam pigmentos naturais (terra, carvão, sangue, gordura) para representar animais, caçadas e símbolos. Acredita-se que tinham função mágica ou ritual. 

Arte da antiguidade

(Egito, Grécia, Roma- 3000 a.c. a 400 d.C.)

  • Egito: Pinturas planas e simbólicas, com cores solidas. Usadas para decorar túmulos e templos. mostravam deuses, faraós e cenas do cotidiano.
  • Grécia e Roma: Mais realismo e perspectiva. Os romanos decoravam casa com afresco(pintura em paredes). A arte servia tanto para beleza quantos para contar história.
Afresco de Touro Knossos
Afresco de Touro Knossos
Ícone da Virgem de Vladmir
Ícone da Virgem de Vladmir

Idade Média (400 a 1400 d.C.)

A pintura era religiosa, usada para ensinar a bíblia a uma população em sua maioria analfabeta. 

  • Pinturas bizantinas e góticas mostravam santos e figuras sagradas, com pouca profundidade ou realismo. 
  • Os ícones eram altamente simbólicos e feitos com ouro, cores fortes e formas rígidas. 

Renascimento(século XV a XVI)

As pinturas conhecidas foram feitas em paredes de cavernas, como em lascaux (França) e altamira (Espanha). Os homens pré-históricos usavam pigmentos naturais (terra, carvão, sangue, gordura) para representar animais, caçadas e símbolos. Acredita-se que tinham função mágica ou ritual. 

O nascimento de Vênus
O nascimento de Vênus
 A vocação de São Mateus
A vocação de São Mateus

Barroco e Rococó(século XVII a XVIII)

  • Barroco: Pinturas dramáticas, com forte contraste de luz e sombra, movimento e emoção. religiosa ou aristocrática. (ex: Caravaggio, Boucher).
  • Rococó: mais leve e decorativo, com cores suaves e cenas românticas. (ex: Fragonard, Boucher).

Neoclassicismo e romantismo (século XVIII a XIX)

  • O neoclassicismo buscava inspiração na arte clássica grega e romana, com temas heroicos e disciplina formal.
  • o romantismo reagiu com emoção, liberdade, natureza e temas dramáticos(ex: Delacroix, Goya).


O Juramento dos Horácios
O Juramento dos Horácios
Os quebradores de pedra
Os quebradores de pedra

Realismo, impressionismo e pós-impressionismo (século XIX)

  • Realismo: retrata a vida comum e as injustiças sociais (ex: Courbert)
  • Impressionismo: capta luz e movimento com pinceladas visíveis e cenas ao ar livre (ex: Monet, Renoir)
  • Pós-impressionismo: mais pessoal e simbólico. (ex: Van Gogh, Gauguin, Cézanne).

Arte Moderna (século XX) 

  • Novos estilos surgem para romper com o passado:  
  •  Cubismo (Picasso), Expressionismo (Munch), Surrealismo (Dalí), Abstracionismo (Kandinsky).
  • A pintura se torna um campo de liberdade, onde a emoção, o inconsciente e a forma ganham mais importância que o realismo. 


Les Demoiselles d'Avignon
Les Demoiselles d'Avignon
Untitled
Untitled

Arte Contemporânea (final do século XX até hoje) 

  • A pintura se mistura com instalações, vídeo, fotografia e arte digital.
  • Os temas são variados: identidade, política, consumo, meio ambiente, crítica social.
  • Tudo pode ser arte: um grafite num muro, um quadro digital, uma tela em branco que gera reflexão. 
© 2025 Escola Profissional Agostinho Roseta Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora